quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O relógio biológico existe???

Algumas pessoas têm dificuldade de: treinar determinados horários do dia, dormir a noite ou mesmo seguir qualquer regra de horário que outras pessoas seguem(me incluo nesta condição - rsrsrs). Então nos perguntamos por que isso acontece??? Será que existe algo que relaciona a vida das pessoas com as coisas ou compromissos???


A resposta é sim, existe o que popularmente é chamado de relógio biológico, ele é quem regula a produção de hormônios e/ou outros processos metabólicos.
Conheci uma história de um bebê que dormia o dia inteiro, quando chega as 20h ele acordava e ficava brincando sozinho ou com alguém até as 5h da manhã, e esta pessoa até hoje prefere treinar depois das 16h ou mais tarde ou muito mais tarde tipo 0h e por aí vai(esta pessoa é esta que vos escreve).
A ciência chama este relógio biológico de ciclo circadiano e é estudada pela cronobiologia. Até meados do século XX, acreditava-se que o relógio biológico era regulado por fatores externos, tal como o nascer do sol, porém pesquisas mostram que pessoas isoladas praticamente mantinham o ciclo sono/vígilia com periodicidade de 25h, assim, os ciclos teriam um ritmo independente dos estímulos externos, ou se contrabalanceariam com os externos.








Fig.1. Rítmos diários dependem dos núcleos supra-quiasmáticos receberem sinais sensoriais acerca da duração do dia (níveis de luz) dos olhos e da temperatura da pele. Este núcleo então integra o rítmo do corpo de 24 horas, os quais incluem níveis hormonais, temperatura, alerta geral e saída de urina.

Deste modo o ideal é tentar o treinamento no seu horário de pico, ou caso, você vá fazer um concurso e não sabe o horário que você realizará o concurso, considere o mais importante seu pior horário de treinamento, ou seja, no meu caso: o meu treino deve ser realizado pela manhã - meu horário de pior desempenho(prefiro correr sob o sol de meio dia a ter que acordar cedo para ir correr - rsrsrs).
Obs.: o comentário acima apenas cita sobre o ciclo circadiano, outros fatores podem influenciar o desempenho, principalmente o stress, noite mal dormida, temperatura ambiente, nível de hidratação - para estas variações o ideal é conversar com o seu técnico para saber como lidar sob estas circunstâncias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário